• Praça Victor Civita

      Fase do projeto: Mobilização

      O PROJETO:

      A Praça Victor Civita completou 10 anos em novembro de 2018. Neste período tornou-se referência em lazer, cultura, educação ambiental, agricultura urbana, saúde e arquitetura, tendo recebido o 7º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa e o Prêmio IAB - 2008. Foi exemplo de recuperação de área urbana e de conversão em espaço público.

       

      Com o fim da parceria público-privada há mais de 3 anos os cuidados com a praça e as programações decaíram consideravelmente.

       

      Nosso objetivo com este projeto é, portanto, inaugurar uma nova fase para a Praça, reunindo esforços de frequentadores, empresas e a municipalidade a fim de promover a recuperação e a manutenção do espaço físico, bem como propor atividades voltadas para a população.

      O Coletivo Praça ViTa

      O coletivo foi criado por frequentadores das aulas de atividades corporais preocupados com o abandono da praça e com seus usos inapropriados, os quais depreciaram muito o local.

       

      O objetivo do grupo é conceber um novo modelo de gestão de praça pública, que intermedeie interesses da comunidade, do poder público e do setor privado, visando à boa conservação da Praça Victor Civita.

       

      É um coletivo independente sem vinculação político-partidária e empresarial. São profissionais liberais ligados à economia criativa e conscientes da valorização dos espaços públicos como espaços de encontro.

      Objetivo

      • Realizar a recuperação e a manutenção da estrutura física da praça, bem como garantir a oferta de atividades regulares aos frequentadores, como ocorria na fase em que ela era gerida pelo modelo de parceria público-privada.
      • Contar agora com a participação ativa da comunidade para mediar a gestão e o diálogo entre frequentadores, poder público e iniciativa privada.

      Estratégia

      Considerando o tamanho da praça e os altos custos na sua manutenção, propomos o fracionamento das atividades em vários projetos menores, menos custosos e mais fáceis de serem realizados, sem perder de vista a coerência com a totalidade do projeto original da praça. Neste sentido, serão listadas as obras e/ou atividades consideradas prioritárias para a segurança e o bem-estar dos usuários. Para gerir estas obras, definir prioridades e administrar os recursos levantados, faremos a gestão da praça de maneira transparente e democrática, ficando, nós, do Coletivo Praça Vita, encarregados de administrar os recursos levantados através da plataforma Praças, e de prestar contas com patrocinadores, poder público e população em geral.

      Escopo

      Neste contexto, propõe-se a realização das seguintes ações/atividades:

      • reforma da sala de práticas corporais (antiga oficina de educação ambiental);
      • reforma dos banheiros sob as arquibancadas;
      • reforma dos camarins;
      • reforma da arquibancada;
      • reforma do espaço destinado às atividades da terceira idade;
      • reforma e manutenção do piso, mantendo o uso de madeira certificada;
      • substituição dos gradis de ferro que contornam as áreas verdes;
      • reforma e manutenção do sistema de captação de energia solar;
      • reforma e manutenção do sistema de irrigação das áreas de cultivo;
      • reforma e manutenção do sistema de captação e filtragem de água pluvial e servida;
      • garantia de um sistema de segurança atuando em todo o horário de funcionamento da praça;
      • calendário regular com programação de atividades culturais gratuitas (shows, exibição de filmes; cursos; oficinas; espetáculos teatrais, de dança e performances, clubes de leitura), dirigidas para o público infantil, juvenil, adulto e da terceira idade.
      • calendário regular de atividades ligadas à saúde e ao bem-estar, tais como yoga, pilates, treinamento funcional, meditação, dança, teatro, voltadas para o público infantil, juvenil, adulto e da terceira idade;
      • calendário regular de atividades relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, tais como horticultura; compostagem; reciclagem; educação ambiental, dirigidas ao público infantil, juvenil, adulto e da terceira idade.

      OS REALIZADORES:

      Um grupo de vizinhos iniciou uma Mobilização para revitalizar a Praça Victor Civita e está em busca de mais vizinhos que queiram contribuir para viabilizar esse projeto de revitalização de forma colaborativa.

      17 pessoas

      estão interessadas em contribuir

      Compartilhe esse projeto:

      facebook, whatsapp, twitter, e-mail

    • LOCALIZAÇÃO: